3 Demonstrações Financeiras para ficar de olho na sua Reformadora

“Contabilidade é provavelmente a matéria mais entediante do mundo. E também pode ser a mais confusa. Porém, se você quer ser rico, no longo prazo, pode ser a matéria mais importante.”  – Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre.

Neste post, vamos falar sobre alguns relatórios contábeis que merecem atenção. São eles que medem a saúde financeira da sua empresa e ajudam a compor indicadores financeiros.

1- Balanço Patrimonial

É gerado a partir de todos os registros de movimentação financeira da empresa. Por ser um relatório obrigatório pela legislação, com certeza a sua empresa possui um.

Com o Balanço patrimonial, você consegue reconhecer os bens (máquinas, equipamentos, etc), direitos (dinheiro no banco, contas a receber, ações) e obrigações (salário dos funcionários, empréstimos) da empresa, consegue observar a evolução para planejar ações futuras e entende a fonte de recursos para investimentos.

2- Demonstração do Resultado de Exercício – DRE

A Demonstração do Resultado de Exercício representa a formação dinâmica do resultado líquido do começo e fim de cada trimestre. Ou seja, reflete a eficiência do desempenho econômico da empresa e apresenta um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais da sua empresa.

A DRE  ajuda os gestores a fazer provisões e basear de maneira mais realistas as tomadas de decisões da empresa.

3- Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

A Demonstração do Fluxo de Caixa identifica as entradas e saídas de dinheiro do caixa e usa como base o Balanço Patrimonial e o DRE. Permite identificar os períodos de sobra e escassez da empresa e é apresentado em 3 partes: Atividades Operacionais, Atividades de Investimento e Atividades de Financiamento.

Se o DFC for negativo, significa que a empresa está gastando mais do que sua receita lhe permite. Se for positivo, indica que está financeiramente saudável.

Qual a diferença entre DRE e DFC?

Um complementa o outro: o DRE mostra o lucro ou o prejuízo, já o DFC reflete de maneira explicita o resultado do DRE, mostrando as entradas e saídas.

_____________________________________________________________________________

Não oferecemos serviço de contabilidade, mas acreditamos que ficar de olho nesses relatórios também te ajudarão a ter mais controle da sua empresa.

Ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão ou mudaria alguma coisa nesse post?
Deixe um comentário pra gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s