3 Demonstrações Financeiras para ficar de olho na sua Reformadora

“Contabilidade é provavelmente a matéria mais entediante do mundo. E também pode ser a mais confusa. Porém, se você quer ser rico, no longo prazo, pode ser a matéria mais importante.”  – Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre.

Neste post, vamos falar sobre alguns relatórios contábeis que merecem atenção. São eles que medem a saúde financeira da sua empresa e ajudam a compor indicadores financeiros.

1- Balanço Patrimonial

É gerado a partir de todos os registros de movimentação financeira da empresa. Por ser um relatório obrigatório pela legislação, com certeza a sua empresa possui um.

Com o Balanço patrimonial, você consegue reconhecer os bens (máquinas, equipamentos, etc), direitos (dinheiro no banco, contas a receber, ações) e obrigações (salário dos funcionários, empréstimos) da empresa, consegue observar a evolução para planejar ações futuras e entende a fonte de recursos para investimentos.

2- Demonstração do Resultado de Exercício – DRE

A Demonstração do Resultado de Exercício representa a formação dinâmica do resultado líquido do começo e fim de cada trimestre. Ou seja, reflete a eficiência do desempenho econômico da empresa e apresenta um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais da sua empresa.

A DRE  ajuda os gestores a fazer provisões e basear de maneira mais realistas as tomadas de decisões da empresa.

3- Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

A Demonstração do Fluxo de Caixa identifica as entradas e saídas de dinheiro do caixa e usa como base o Balanço Patrimonial e o DRE. Permite identificar os períodos de sobra e escassez da empresa e é apresentado em 3 partes: Atividades Operacionais, Atividades de Investimento e Atividades de Financiamento.

Se o DFC for negativo, significa que a empresa está gastando mais do que sua receita lhe permite. Se for positivo, indica que está financeiramente saudável.

Qual a diferença entre DRE e DFC?

Um complementa o outro: o DRE mostra o lucro ou o prejuízo, já o DFC reflete de maneira explicita o resultado do DRE, mostrando as entradas e saídas.

_____________________________________________________________________________

Não oferecemos serviço de contabilidade, mas acreditamos que ficar de olho nesses relatórios também te ajudarão a ter mais controle da sua empresa.

Ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão ou mudaria alguma coisa nesse post?
Deixe um comentário pra gente!

Deixe um comentário